FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

sábado, 6 de dezembro de 2014

Imersão do FMFi em Icapuí

Diário de bordo: Imersão do Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi em Icapuí/CE*

Planejado desde o começo do ano e com a bela casa de praia da coordenadora Zenilse Rebolças à disposição do Fórum de Mulheres no Fisco (FMFi), acabamos por aceitar o convite e rumamos para Icapuí na sexta-feira, 28/11, para uma imersão (espécie de retiro entre as coordenadoras para traçar estratégias e discutir assuntos pendentes). 
Equipe: a coordenadora geral Gláucia Lima, as coordenadoras Alexandrina Mota, Sandra Pedrosa, Cléia Saraiva, a assessora de imprensa Silvia Carla Araújo (euzinha) e, é claro, a anfitriã Zenilse Rebolças que já havia partido mais cedo.

Saímos de Fortaleza por volta de 16 horas e chegamos lá pelas 19 horas. O município a 202 km de Fortaleza pela CE-040 (litoral Leste) tem 63 km de praias, uma mais bonita que a outra. Primeira “imersão” para um brinde de boas vindas foi no Point do Açaí, o ponto de encontro da galera nas noites Icapuenses. Dividimos o sábado e domingo assim: um dia para relaxar, turismar e nos conhecer melhor, já que eu sou um membro novo no grupo, e outro dia para a nossa 7ª Reunião Extraordinária que, aliás, foi muito produtiva.

Na manhã do sábado, fizemos um tour por algumas das praias de Icapuí. A primeira parada foi em Peroba. Onde apreciamos a encantadora praia da Pousada da Dona Fátima.
Seguimos para Redonda, famosa nos noticiários por ter uma vila de pescadores de lagosta comprometidos com o combate à pesca predatória e capazes de travar uma guerra, literalmente, contra quem desrespeita o período do defeso.


Para quem não conhece Redonda, suas areias formam um semicírculo quase que perfeito e é um dos melhores lugares para um banho de mar. Não resistimos e fomos conferir. Depois de recarregar as baterias nas ondas de redonda rumamos para Ponta Grossa onde o manguezal e a praia se confundem.

Chamou-me atenção o respeito dos nativos pela natureza.  Um exemplo disso é Sr. Cidrack, dono de uma das mais conhecidas barracas de praia da região. Localizada entre o mangue e o mar, a barraca fica às margens de um berçário natural, onde filhotes de Camurim (ou Robalo) nascem e se desenvolvem aproveitando o ecossistema rico em alimento e livre de predadores.  
Nesse período de engorda chegam a passar dos 50 cm enquanto esperam a maré cheia que os levará de volta ao mar. São mansos e ficam bem próximos das pessoas, mas ninguém pesca ou mexe neles porque o Sr. Cidrack é um verdadeiro guardião.

Requenguela, nossa próxima parada, definitivamente não é um nome apropriado para a bela praia. Foi lá que nos deliciamos com uma peixada na barraca do João Velho. 

Encerrando o nosso tour, entramos no manguezal pelas passarelas do projeto "De olho na água", da Petrobras, que faz parte da Estação Ambiental Mangue Pequeno. 
As passarelas percorrem trechos por dentro do manguezal indo até próximo ao mar. Por todo o percurso há plaquinhas informando sobre a biodiversidade do lugar. Um passeio imperdível e inesquecível.

Fechamos o dia “imergindo” em um maravilhoso banho de piscina à noite na casa da anfitriã.

No domingo, as atividades começaram ainda pela manhã com uma Mística de “Ciranda” e Vivência facilitada pela Coordenadora Cléia Saraiva que serviu de aquecimento e nos inspirou. 

A 7ª Reunião Extraordinária do FMFi começou antes do almoço e em suas deliberações destaque para o Planejamento Estratégico do Fórum/2015 (constantes em Ata produzida pela coordenação). 

Como havia duas aniversariantes, comemoramos os natalícios do semestre: Zenilse (12/9) e Silvia (22/12), sem esquecermos o repasse do “cubano” queridinho da aniversariante anterior (Alexandrina) para a seguinte (Zenilse). E o almoço, advinha? Lagosta preparada pela Mazé, cunhada da Zenilse, e cozinheira de mão cheia. 
Não vou falar mais nada pra não deixar ninguém com água na boca...

(Porém, por falar em lagosta, confiram no link o IX Festival da Lagosta de Icapuí. De 5 a 7 de dezembro, na Praia de Barreiras: http://t.co/I5KcMlkygV)

sentido horário: Zenilse, Alexandrina, Maria, Cleia,
 Mazé, João de Deus, Sandra e Gláu
Depois de um dia cansativo, mas muito produtivo, era hora de zarpar de volta à nossa poluída e agitada capital. Não sem antes agradecer à nossa querida Zenilse, sua mãe Maria, seu tio João de Deus e a esposa Mazé que nos acolheram tão bem e nos proporcionaram um ambiente favorável e inspirador para avançarmos um pouco mais na nossa missão de lutar por equidade e fortalecer o FMFi. 


*Silvia Carla Araújo Rocha
JORNALISTA PROFISSIONAL

(85) 9904.3443/ 8942.5390


_na foto, de chapéu: Sílvia Carla




Nenhum comentário:

Postar um comentário