FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Carta Manifesto em Apoio às Mulheres e Repúdio a Bolsonaro

Carta manifesto aos deputados e deputadas e a toda a sociedade 
Fortaleza, 11 de dezembro de 2014
Hoje pela manhã, as mídias sociais repercutiam a entrevista que o deputado Jair Bolsonaro, do Partido Progressista, concedeu ao Jornal Zero Hora (RS) e que nós que formamos o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi (leia-se: “femefi”) consideramos estarrecedora. Na entrevista, Bolsonaro, que (Pasmem!) foi o mais votado no Rio de Janeiro nas últimas eleições, tenta explicar sua agressão ontem no plenário da Câmara à deputada Maria do Rosário (PT-RS) e consegue ser ainda mais desrespeitoso: “Não merece ser estuprada porque é muito feia".
O que significa isso? O estupro é um prêmio? Há mulheres que merecem ser estupradas? Então, uma mulher não pode ter vaidade, se cuidar, se quiser permanecer protegida de um estupro?  Claro que não! Isso seria uma completa inversão de valores. O deputado fez apologia a um crime que, segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (a mesma que seria extinta caso Aécio tivesse sido eleito), uma mulher sofre violência a cada 12 segundos no Brasil.
Ao sugerir a figura do homem como predador e da mulher como caça ou objeto pronto a ser abatido, Bolsonaro nega à mulher a condição humana e a sua equidade com o homem. Mas o deputado vai além e estende a discriminação à mulher na condição de trabalhadora. Ele se coloca na pele do patrão-explorador, a quem ele diz defender, incitando a negação de direitos conquistados e garantidos às mulheres:
 "Poxa, essa mulher tá com aliança, daqui a pouco engravida, seis meses de licença-maternitade. Quem paga a conta? Quando ela voltar, vai ter mais um mês de férias, ou seja, ela trabalhou cinco meses em um ano. Eu sou um liberal, se eu quero empregar um homem ganhando R$ 2 mil por mês e a Dona Maria ganhando R$ 1,5 mil, se a Dona Maria não quiser ganhar isso, que procure outro emprego! O patrão sou eu".
O Fórum de Mulheres no Fisco considera que essa é uma lógica sexista, machista e criminosa. Defendemos que esse senhor não tem condições de representar o povo desse país e deve responder por esta ação criminosa. Apoiamos a representação protocolizada ontem, quarta-feira, 10/12, junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara por quatro partidos (PT, PCdoB, PSol e PSB) que pedem a cassação do mandato do deputado Jair Bolsonaro.  
Segundo o texto da representação, Bolsonaro “tem sido extremamente misógino, preconceituoso, sexista e homofóbico, no exercício do seu mandato” e, com isso, “desrespeita a Constituição Federal, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, incorrendo, sem prejuízo da eventual responsabilização pela prática de crime, em Quebra de Decoro Parlamentar”.
Por fim, a violência baseada no gênero, não importando a forma como se apresenta, é uma violação dos direitos humanos passível de condenação por todos os estados-parte da Declaração de Genebra. O Brasil como signatário dessa declaração, obriga-se a cumpri-la e sua política nacional deve ser pautada pelos seus fundamentos.
Portanto, o FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco conclama os deputados e deputadas dessa honrosa casa e toda a sociedade cearense a apoiar as representações contra o deputado Jair Bolsonaro e a repudiar toda e qualquer atitude, machista, homofóbica e preconceituosa que ponha em risco a harmonia entre homens e mulheres, independente de etnia, classe social ou condição.

FMFi – Fórum de Mulheres no Fisco
mulheresnofisco@gmail.com


 #CassaçãoBolsonaroJá

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário