FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

OUTUBRO ROSA CEARÁ LANÇA 1º DESAFIO ROSA



O Movimento Outubro Rosa Ceará está lançando o I Desafio Rosa. Serão 90 dias de ativismo e inclusão pela Saúde. A partida foi dada no sábado, 1º de agosto, no Parque Cocó e abriu as atividades de 2015 no estado. Com o I Desafio Rosa as organizadoras querem estimular mulheres e homens a vivenciar o lema adotado pelo movimento no Ceará, “Eu me cuido, faço minha parte”.
A proposta, segundo a coordenadora, Valeria Mendonça, é levar mulheres e até homens a adotar a prática do auto cuidado e de hábitos de vida mais saudáveis com atividades físicas, alimentação equilibrada e visitas regulares aos consultórios e postos de saúde. “A ideia é que até 1º de novembro, quando completam os 90 dias do I Desafio Rosa, o Movimento Outubro Rosa tenha impactado positivamente na vida das pessoas, transformando-as fisicamente, reforçando a autoestima e gerando saúde na sua plenitude”, argumenta.
Academias, Assessorias esportivas, profissionais de saúde de diversas áreas e toda a cadeia produtiva da saúde, do bem estar e da qualidade de vida estão aderindo a esse esforço. “A meta é acompanhar no mínimo 200 pessoas que ao final deste I Desafio Rosa possam dar seu testemunho e influenciar positivamente outras pessoas”, informa.
Oficialmente, o Outubro Rosa começa concomitantemente em 1º de outubro em todos os países onde acontece. No Ceará, esta será a 7ª edição do movimento que se consolidou como a maior iniciativa social de combate ao câncer de mama e pela saúde da mulher de todos os tempos. Uma vasta programação, alinhada aos eixos estruturantes do movimento, deverá envolver ainda mais a sociedade, o poder público, as entidades de apoio à saúde da mulher e a iniciativa privada.
A edição de 2015 do Outubro Rosa Ceará tem ainda a parceria das secretarias Estadual e municipal da Saúde, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, da OAB mulher, do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, de movimentos feministas como o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi e o Mulheres Trabalhadoras, dentre outros.
No Ceará, o Outubro Rosa está presente em Fortaleza e em mais de 135 municípios. Além da iluminação de monumentos, estão sendo avaliadas as políticas públicas e leis, analisando a efetividade das  mesmas, assim como o atual plano de governo e o projeto para o próximo quadriênio. 
Pela programação intensa, pelo formato inovador e pelas tecnologias sociais geradas, o Outubro Rosa Ceará é considerado um dos maiores do Brasil e em 2014 inspirou o Projeto Outubro Rosa Nordeste e Outubro Rosa Brasil. Outros diferenciais do Outubro Rosa Ceará é a intersetorialidade na prática, a luta pela saúde inclusiva, a coalisão dos movimentos de mulheres e o envolvimento de mulheres trabalhadoras. Pelo mundo afora, o Movimento é considerado o maior movimento popular da sociedade civil, no que refere-se a luta pela saúde das mulheres e, em especial, ao  combate ao câncer de mama.
 Em 2015, serão reforçadas as tecnologias sociais (TS) desenvolvidas pelo movimento no Ceará, com destaque para o Projeto Agentes Rosa, Kit Rosa, Mapa Rosa, Desafio Rosa, dentre outros.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif




SERVIÇO:
Mais informações: Valéria Mendonça - Coordenadora do Movimento Outubro Rosa Ceará – Coordenadora do FMFi -Fórum de Mulheres no Fisco => 99663.0822 / 98875.0176
Facebook : OUTUBRO ROSA CEARÁ

Clique no link ¬ e conheça mais sobre o OUTUBRO ROSA
Maria da Penha e a Lei 11.340/07/06/2006 - Grande Conquista das Mulheres! FMF-Mulheres no Fisco e na Luta #EmBuscaDaEquidade
Silvia Carla Araújo Rocha
Jornalista profissional - CE01226JP

(85) 99904.3443/ 98942.5390

Um comentário: