FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Workshop Outubro Rosa e o 1º ano do FMFi

FMFi integra o Outubro Rosa e tem agenda intensa em seu primeiro ano
Sílvia Carla*
O primeiro ano de atuação do Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi (leia-se “Femefi”) foi marcado por uma intensa agenda de ações e compromissos. A data foi lembrada na quinta-feira, 30/10, na Fundação Sintaf durante o Workshop Outubro Rosa, que esse ano teve como lema “Da minha saúde eu cuido, faço minha parte!”. A ação encerrou a participação do FMFi na campanha mundialmente reconhecida. 
Durante o mês de outubro, o Fórum de Mulheres no Fisco realizou várias atividades nas unidades de atendimento da Sefaz, agência do BNB e entidades apoiadoras, tendo à frente, a Coordenadora Zenilse Rebouças, visando à prevenção do câncer de mama.
As Coordenadoras: Valéria Mendonça, Gláucia Lima, Ana Maria Ferreira, Sandra Pedrosa, Mª de Lourdes Montenegro e Marlene Oliveira (que fez o cerimonial) anfitrionaram o evento. 
Segundo Gláucia, há um ano esse dia lhe trouxe felicidade e tristeza. “Enquanto nos preparávamos para o lançamento do FMFi, recebi a notícia que minha irmã tinha um câncer de mama. Graças a Deus ela hoje está aqui para dar seu depoimento de superação”. A coordenadora pontuou as principais ações encampadas nos primeiros 12 meses de atuação do fórum que nasceu nas redes sociais e que já foi à Cuba representando o movimento feminista brasileiro. Ana Maria também destacou a rápida expansão e a importância das ações culturais e políticas do FMFi em seu primeiro ano.
Os participantes ganharam um momento de relaxamento no início do evento com os Mestres Reikianos – Terapeutas Holísticos Ivete Lima e Ednard Costa.
Em seguida, atores do Grupo Caravana Tragos de teatro encenaram uma performance com o tema Prevenção do Câncer de Mama para a plateia de mulheres e homens simpatizantes da causa. Era só uma preparação para o momento seguinte: os depoimentos emocionantes das mulheres que com muita garra conseguiram superar o câncer. Foi o caso da Célia Celeste Bahia e de Darci Sousa Beserra, a irmã da Gláucia.

Entre os parceiros presentes, a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), a Fundação Sintaf, a Associação da Funcionários Aposentados da Sefaz (AAFEC), o Sindicato dos Fazendários do Ceará (SINTAF)  e a Cafaz. A Diretora Administrativa-Financeira da Fundação Sintaf, Joelina Barros, ressaltou a importância de se cuidar preventivamente da saúde e, referindo-se ao Outubro Rosa e o FMFi, parabenizou  às mulheres que se dedicam a uma causa tão nobre.
“Também tive que superar um câncer de mama”, disse Maria do Carmo Serra Azul, representante da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais – AAFEC. Ela desejou que o movimento Outubro Rosa continue cada vez mais inclusivo e agregador e que essa “corrente do bem” cresça. A Cafaz, representada por sua coordenadora de Operações, Alexsandra Maia, desejou sucesso ao movimento Outubro Rosa e ao FMFi.

A presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa, disse que os trabalhadores estão nitidamente adoecendo mais e que no caso dos bancários, sua categoria, o excesso de carga horária e o cumprimento de metas, nem sempre devidamente remuneradas, são as principais causas dos adoecimentos. E, referindo-se às ações de prevenção destacou: “Estamos juntos nesse propósito”.
LEI GARANTE URGÊNCIA
O movimento que surgiu nos Estados Unidos e ganhou o Brasil está em sua 6ª edição no Ceará e tem sido responsável pela adoção de várias políticas públicas voltadas à saúde da mulher. Segundo a coordenadora  do Movimento Outubro Rosa no Ceará a também coordenadora do FMFi, Valéria Mendonça, dentre as bandeiras de lutas do movimento, o destaque esse ano é para o cumprimento da Lei 12.732/12, que garante a pacientes com a doença o direito ao início do tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), até 60 dias a partir do diagnóstico.
Valéria informou que 142 dos 184 municípios cearenses aderiram ao Outubro Rosa em 2014. Segundo ela, o movimento confere o Selo Rosa ao município que cumprir quatro metas: ter um calendário anual de eventos voltados à prevenção do câncer de mama, ter no mínimo um monumento iluminado de rosa durante o mês de outubro, ter mamógrafos funcionando e participar em caravana da marcha rosa em Fortaleza. 
Segundo ela, essa última meta deixou de ser uma exigência quando o município já tiver cumprido as demais e não apresentar condições financeiras.
O evento encerrou com coquetel e música ao vivo com a cantora Ana Célia Fernandes, autora e puxadora da marchinha “Adeus Amélia”.
Equipe organizadora do Movimento Outubro Rosa Ceará e FMFi – Fórum de Mulheres no Fisco contou com grande apoio de entidades que compõem seu Conselho Consultivo: Sintaf, Fundação Sintaf, AFBNB, AAFEC, CAFAZ

*_Sílvia Carla - Jornalista e Assessora de Comunicação do FMFi


 AFBNB, SINTAF, Ser¡Voz! e também a FENAFISCO - Federação Nacional dos Fiscos Estaduais divulgaram nos seus sites e blogs, assim como a SEFAZ divulgou na Intranet e em seu informativo a programação do FMFi e do Outubro Rosa. Confiram:
1 = o Blog Ser¡Voz!, até então, vinha cobrindo os eventos relacionados ao FMFi
"O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades." siga lendo em:
 Outubro Rosa - Como surgiu 
Ser ¡Voz!
 http://t.co/rUUqoBO5vH
 Outubro Rosa – Movimento Social no Ceará
Ser ¡Voz!
 http://t.co/wuVw9TKvC7 -

2 = SINTAF - Fórum de Mulheres no Fisco (FMFi) integra programação do movimento Outubro Rosa Ceará

Matéria publicada no site do SINTAF tbm trazia a programação do mês

http://www.sintafce.org.br/fotos_detalhes.php?cod_galeria=124

3 = AFBNB alerta para a prevenção ao câncer de mama

A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), representada pela presidenta Rita Josina e pelo diretor Assis Araújo, esteve na manhã de hoje (28) no prédio da agência Fortaleza Centro em uma ação de prevenção ao câncer de mama, em parceria com o Fórum Mulheres no Fisco (FMFi) e a coordenação do Movimento Outubro Rosa no Ceará, representados respectivamente por Gláucia Lima e por Valéria Mendonça.
A iniciativa constou de uma abordagem sobre a importância do “autocuidado”, que significa a realização do autoexame, frequência nas consultas médicas, alimentação saudável e prática regular de atividade física. Segundo Valéria Mendonça, alguns aspectos da vida do trabalhador, como o estresse no ambiente de trabalho, podem trazer alterações que repercutem na saúde, especialmente nas mulheres. Ela alertou para a necessidade da percepção dos sinais que o corpo apresenta e para as medidas que devem ser tomadas para a identificação do diagnóstico precoce. A atividade se encerrou com a apresentação de uma esquete sobre o assunto pelo grupo teatral Caravana Tragos.

4 = FENAFISCO - CE: Fórum de Mulheres no Fisco (FMFi) integra programação do movimento Outubro Rosa Ceará

Matéria publicada no site da FENAFISCO, dia 13 de Outubro Rosa
A edição do Movimento Outubro Rosa Ceará 2014 conta com o apoio de entidades de apoio à saúde da mulher, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da OAB mulher, do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, de vários movimentos sociais de mulheres, com destaque para o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi, dentre outros. A exemplo das edições anteriores, o Movimento Outubro Rosa Ceará 2014 traz um lema: “Da minha saúde eu cuido, faço minha parte!”

5 = SEFAZ - OUTUBRO ROSA 2014
MOVIMENTO SE CONSOLIDA NA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA


VEJA NO INFORMATIVO SEFAZ Nº1486, NO LINK A SEGUIR:
A 6ª edição do Outubro Rosa
Ceará 2014 traz uma vasta programação e, alinhada aos eixos estruturantes do movimento, vem envolvendo cada vez mais a sociedade, o poder público, as
entidades de apoio à saúde da mulher e a iniciativa privada.
A edição do Movimento Outubro Rosa Ceará 2014 terá realização das mulheres do Ceará e da Rede Cearense de Combate ao Câncer (ainda em constituição) e conta com o apoio de entidades de apoio à saúde da mulher, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da OAB Mulher, do COSEMS – Conselho de Secretários Municipais
de Saúde do Ceará, de vários movimentos sociais de mulheres, com destaque para o Fórum de Mulheres no Fisco – FMFi , dentre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário