FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco

FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Em busca da equidade

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O CEARÁ E A RESISTÊNCIA AO GOLPE DE 2016

A ideia de construção do livro O Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016 surgiu pela necessidade de reunir, em uma coletânea especificamente cearense, textos de advogados, professores e operadores do direito, políticos, jornalistas, escritores e intelectuais, todos comprometidos com a resistência ao golpe, ainda que não necessariamente alinhados política ou partidariamente. O intuito da coletânea é de denunciar a trama em curso, bem como deixar registradas impressões sobre este momento grave da história política do país, colocando o Estado do Ceará como ativo na construção do debate político.
“Em 2016 ocorreu um golpe contra a democracia no Brasil. A Presidente da República Dilma Rousseff, eleita pelo voto popular em 2014, sofreu um processo de impeachment pelo Congresso Nacional com a conivência do Supremo Tribunal Federal sem ter cometido nenhum crime de responsabilidade. A natureza do golpe jurídico-parlamentar foi reconhecida pelo Tribunal Internacional em Defesa da Democracia. O golpe de 2016 é indiscutível. O Estado democrático de direito foi usurpado por uma aliança política espúria entre a direita mafiosa e corrupta do PMDB e a direita neoliberal ideológica representada pelo PSDB, que desde 2002, incapazes de chegarem ao governo pelo rito democrático, incorporaram a pulsão golpista que caracteriza a história da República Brasileira. Brasil é o país dos golpes contra governos progressistas.”, escreve Giovanni Alves, no prefácio do livro.
Coordenadora do FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco, Alexandrina Mota, é uma das coautoras na coletânea
Pela organização de Marcelo Uchôa, Inocêncio Uchôa, Antônio José e Letícia Alves, compõem a coletânea grandes nomes, como: os políticos senador José Pimentel e deputado Guimarães, vereador Deodato Ramalho, operadores do direito como Élder Ximenes Filho, Martônio Mont’Alverne, professores de direito como Cynara Mariano e Felipe Braga, o psicanalista e intelectual Valton de Miranda Leitão, dentre outros, assim como entidades como Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, FETAMCE (Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará), Central Única dos Trabalhadores do Brasil.

Compõem a coletânea:
Aderbal Freire-Filho
Alberto Perdigão
Alexandrina Mota - Coordenadora do FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Ana Margarida Furtado Arruda Rosemberg
Ângela Ribeiro Uchôa
Antônio Ibiapino da Silva
Antônio José de Sousa Gomes
Carmem Sílvia Ferreira Santiago
Cynara Monteiro Mariano
Deodato Ramalho
Dilmar Santos de Miranda
Élder Ximenes Filho
Enedina Soares
Felipe Braga Albuquerque
Honório Silva
Inocêncio Rodrigues Uchôa
Jorge Bheron Rocha
José Barroso Pimentel
José Nobre Guimarães
Luiz Moreira Gomes Junior
Manoel Fonseca Dias da Fonseca Neto
Marcelo Ribeiro Uchôa
Márcio Rodrigues
Maria das Graças Costa
Martonio Mont’Alverne Barreto Lima
Miguel Braz Moreira
Movimento dos Atingidos por Barragens
Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos
Odorico Nilo Menin Filho
Pe. Ermanno Allegri
Péricles Martins Moreira
Rafael Mesquita
Raimundo José Arruda Bastos
Regis Eric
Sandra Helena Souza
Sindicato dos Comerciários de Fortaleza
Tarcisa Gomes
Valdemar Menezes
Valter Pinheiro

Valton de Miranda Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário